A bursite corresponde a uma inflamação da bursa (bolsa com líquido que funciona como proteção entre ossos, tendões e músculos). As bursites mais conhecidas são a do ombro e a trocantérica (da região lateral da coxa).
Causas da bursite
As causas da bursite podem ser diversas e se devem ao uso excessivo e repetitivo da articulação próxima da bursa na prática esportiva, trabalho ou no dia a dia.
Exemplos destas situações: dormir de lado em locais muito rígidos ou ficar em pé com o deslocamento total do peso para uma das pernas.Na bursite de ombro , as posturas inadequadas em situações de trabalho com uso repetitivo do computador podem estar entre as causas.
As pessoas podem apresentar alterações biomecânicas que alteram o padrão da marcha, da corrida e postura que podem levá-las a ficar em posições que favoreçam o aparecimento da inflamação.
Diagnóstico da bursite
O seu diagnóstico é eminentemente clínico. Exames como o ultrassom podem ajudar, mas não são fundamentais.
Tratamento da bursite
O tratamento inclui repouso parcial, uso de medicações, gelo local, acupuntura e modificação dos fatores causais. Infiltrações locais, às vezes aliviam muito os sintomas.
O fundamental no tratamento da bursite é entender a sua causa para evitar que a dor retorne.
O entendimento das causas da bursite envolve desde aspectos simples como: observar a pessoa em pé, sua forma de pisar, sua postura ao trabalhar e quando dorme, até questões mais complexas.
O diagnóstico de doenças mais graves que deixam o quadril mais rígido (como a artrite reumatóide) levando a sobrecarga da região da bursa trocantérica, pode ser fato determinante para o tratamento adequado.
Outro aspecto importante para evitar as bursites no ombro e no quadril é a postura ao dormir. Coisas simples como modificar a densidade de um colchão ou orientar ao paciente como utilizar um travesseiro para apoiar o ombro, podem resolver o problema.
A escolha do tratamento mais simples ou a utilização de procedimentos como a infiltração vai depender de toda a análise descrita.