Fasceíte plantar tem como principal sintoma a dor na planta do pé e no calcanhar. Essa dor é pior no primeiro passo do dia, ao levantar da cama. A dor também pode se manifestar ao levantar depois de ficar muito tempo sentado.
Causas da fasceíte plantar
Ela é caracterizada pela irritação ou pelo inchaço da fáscia ( estrutura que faz a sustentação da planta do pé) e ocorre principalmente em pessoas que correm, saltam muito ou ficam muito tempo em pé.
Tratamento da fasceíte plantar
O tratamento baseia-se em repouso, uso de gelo, medicações analgésicas e anti-inflamatórias e na realização de fisioterapia com alongamentos e fortalecimento muscular. Além disso, a massagem da região plantar e o uso de órteses (no período noturno) e palmilhas podem ajudar. A maior parte dos casos melhora apenas com tratamento conservador – raramente há necessidade de cirurgias. A prevenção da fasceíte plantar é feita com o uso de calçados adequados para a prática esportiva – esses calçados devem ser trocados sistematicamente, de modo que o amortecimento esteja sempre em boas condições. Além disso, também é importante o praticante manter seu peso corporal ideal e fazer treinos adequados, sem incrementos abruptos e excessivos.