A osteoartrose também conhecida como osteoartrite é uma condição crônica em que a cartilagem das articulações é afetada. Isso pode fazer com que o espaço na articulação diminua causando rigidez, dor e perda de movimento.
A causa da osteoartrose não é totalmente conhecida. Ela acomete 20% da população mundial, sendo as mulheres as mais acometidas. Os sintomas mais comuns da osteoartrite são: dor, rigidez da articulação, deformidades (em joelhos e mãos) e perda da função.
Alguns fatores favorecem o aparecimento desta doença. Entre eles podemos citar: idade, obesidade, lesão prévia na articulação, sobrecarga da articulação, fraqueza da musculatura e o componente genético.
Diagnóstico da osteoartrose
Para melhor avaliar o paciente e a extensão da doença, o médico poderá solicitar alguns exames de sangue, avaliação do líquido dentro da articulação. Outros exames como radiografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética também podem auxiliar.
Tratamento da osteoartrose
O tratamento da osteoartrose é multifatorial e pode incluir: medicações analgésicas, condroprotetores e fisioterapia. A fisioterapia é de fundamental importância no tratamento pois ajuda na melhora do alongamento e da força muscular.
A osteoartrose também muito comum nas mãos pode necessitar de tratamento de terapia ocupacional que inclui confecção de órteses.
O fisiatra fará prescrição de órteses específicas que serão confeccionadas por este profissional.
Os auxiliares de marcha como a bengala e andador são também muito úteis no tratamento desta doença. Eles podem ajudar a retirar uma parte da carga da articulação quando a dor é fator limitante. Podem ainda diminuir a exigência da articulação acometida e retardar o avanço da doença.
Embora não exista cura para a osteoartrite, é possível melhorar os sintomas e a qualidade de vida do paciente.