Esporte Paralímpico

Passados os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, é hora de refletirmos repensar o preconceito em relação aos deficientes e o esporte paralímpico.

Acreditamos que o principal legado para os atletas do país será fazer com que as pessoas com deficiência saiam do sedentarismo e comecem a praticar esporte.

O caso da Grã-Bretanha é emblemático. Menos de um ano após sediar os Jogos de Londres 2012, a nação teve um aumento de mais de 30% no número de praticantes em algumas modalidades paralímpicas. Os próprios deficientes passaram a enxergar a sua condição percebendo que poderiam se tornar aqueles seres humanos que faziam coisas incríveis no esporte. Elas viram de perto e passaram a ter certeza que o país inteiro era acessível a elas.

Uma pesquisa feita pela British Paralympic Association (BPA) indicou que os Jogos Paralímpicos tiveram grande efeito sobre as crianças, sete entre dez mudaram a forma como enxergavam os deficientes. Entre os adultos, o percentual em entrevista sobre o mesmo tema realizada após a Cerimônia de Encerramento foi de 81%

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, pretende manter uma agenda grande de eventos e trabalhar com os nossos principais atletas para que o esporte paralímpico no país continue a crescer.

Após celebrarmos e curtirmos a Paralimpíadas, compartilhando a felicidade dos atletas e suas conquistas, esperamos que muitas das pessoas que viram as mais incríveis performances na Cerimônia de Encerramento, com os músicos e dançarinos com deficiência, mostrando o que pode ser alcançado…

Um ponto essencial é como a sociedade e os próprios deficientes passam a enxergar a sua condição e tambem é necessário que o país se preocupe em melhorar a acessibilidade. Temos vários problemas sociais, que tornam ainda mais difícil  o dia a dia da pessoa com deficiência.

Consultório Jardins

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, Cj.308

Hospital Israelita Albert Einstein Morumbi

Av. Albert Einstein, 627

Copyright© 2025 – Fisiatria Brasil – Todos os direitos reservados.

Precisa de ajuda?