Benefícios do alongamento
O alongamento foi considerado obrigatório antes e após prática esportiva. Hoje, este conceito está um pouco diferente. Antes da atividade o mais aconselhável é fazer um aquecimento e após a atividade, alongar. O objetivo destes é preparar os músculos e articulações para o movimento. O alongamento promove o deslizamento das fibras musculares ,estímulo músculos e tendões de forma mais suave. A irrigação sanguínea local (chegada de sangue) aumenta e promove remoção de substâncias e células indesejáveis e estimula achegada de outras que estimulam o metabolism local.
Alongar promove sensação de relaxamento do corpo, favorece uma melhor postura correta e auxilia no tratamento de dores musculares.
O alongamento é composto por uma série de exercícios de movimento estático, que trabalha a musculatura e postura corporal na parte cervical, coluna, membros e regiões pélvica, torácica e lombar. O corpo, após as diversas atividades do dia, onde a musculatura se contrai nas atividades do dia-a-dia ou pela postura incorreta, tem a necessidade de passar por uma sessão de relaxamento para trazer o equilíbrio do corpo e da mente.
Todos devemos fazer alongamento. Espreguiçar-se já é uma forma de colocar o corpo em movimento e alongar. Para as pessoas que têm um dia de trabalho muito repetitivo e de má postura, como usuários de computador ou dentistas, o ideal é que também se faça periodicamente nos intervalos do trabalho.
Uma boa dica para melhorar a amplitude do movimento é soltar todo o ar dos pulmões. A genética determina se uma pessoa é mais ou menos flexível, mas com a prática regular sempre é possível melhorar.O envelhecimento diminui a elasticidade das fibras musculares e piora o alongamento dificultando as atividades do dia a dia e favorecendo lesões e quedas.
Alongamento sempre é receita para equilíbrio físico e mental, sempre.
Deixe um comentário →