A canelite (síndrome do stress medial da tíbia) refere-se a uma dor na perna, em geral na região interna. O principal sintoma é a dor durante ou após a realização de exercícios e no momento em que o pé toca no chão (e não quando o pé está no ar). A avaliação médica é importante para que o diagnóstico de fratura por stress seja excluído.Diante desses quadros, é possível que o fisiatra solicite exames como a radiografia ou a ressonância magnética como exames complementares.
Causas da canelite
Os fatores de risco para desenvolver a canelite são: treino excessivo, aumento brusco da intensidade dos treinos, alterações da biomecânica da corrida/marcha, uso inadequado de calçados esportivos, fraqueza muscular na perna, alongamento ruim, realização de corridas em superfícies duras (como o concreto), entre outros.
Diagnóstico da canelite
O tratamento geralmente se baseia em repouso, no uso de gelo e de medicações analgésicas e anti-inflamatórias e em avaliação para uso de palmilhas e calçados adequados. Exercícios para fortalecimento e alongamentos das pernas também são importantes. O treino deverá ser retomado de forma gradual e com orientação adequada.