A síndrome da dor anterior do joelho, também conhecida como condromalácia patelar, caracteriza-se por um quadro de dor na região anterior do joelho, na região da patela (antiga rótula). Trata-se da principal causa de dor no joelho e decorre de uma alteração da cartilagem articular da patela, e, muitas vezes, dos côndilos femorais (região do fêmur que mantém contato com a patela).
Causas da condromalácia
A condromalácia patelar tem causa multifatorial que pode incluir: sobrepeso/ obesidade, fraqueza muscular, desequilíbrio muscular, alterações anatômicas (alterações da patela ou de alinhamento dos membros inferiores).
A prática esportiva sistemática de atividades (esportivas ou laborais) que geram uma sobrecarga mecânica nesta região também podem ser fatrores relacionados a condromalácea.
Trata-se de uma lesão bastante comum em adultos jovens, principalmente do sexo feminino. Para que haja um diagnóstico da patologia e um bom entendimento das causas, alguns exames podem ser solicitados: radiografias, ressonância magnética, avaliação isocinética (avalia a força muscular dos membros inferiores), entre outros.
Tratamento da condromalácia
Na maior parte das vezes o tratamento é conservador.O uso de condroprotetor (se necessário) pode ser indicado assim como infiltração com ácido hialurônico.Medidas analgésicas e fisioterapia, visando principalmente a analgesia, a melhora do alongamento e o fortalecimento muscular dos membros inferiores também fazem parte do tratamento.
O tratamento cirúrgico é reservado para situações muito extremas e ainda assim, é muito discutido em literatura.