Cuidados na prática de atividade física
A prática de atividade física é importante em qualquer idade, mas o tipo e a intensidade da atividade física varia muito de acordo com cada um.
As pessoas quando iniciam a prática de atividade física fazem uma avaliação da parte cardiovascular ,mas esquecem que o sistema músculoesquelético precisa também de cuidados e negligenciam seus limites.O resultado desta falta de atenção com este sistema são as lesões de tendão,músculo e articulação e consequente interrupção da prática.
A prática de atividade física requer aconselhamento individualizado.
Qual a importância do fisiatra?
O fisiatra pode indicar qual atividade física é ideal para cada indivíduo levando em consideração qual o objetivo da prática do esporte, disponibilidade e frequência, sempre levando em conta que é necessário realização de exames clínicos e conhecimento de doenças pré-existentes do indivíduo,alimentação que com a prática de exercícios poderá ter necessidade de ser alterada, idade, peso, gênero e todos os fatores clínicos que são observados em uma consulta
É muito importante o acompanhamento de um profissional na prática de atividade física, pois mesmo uma pessoa em perfeita saúde pode se prejudicar ao exagerar ou fazer alguma atividade incorretamente, tornando o exercício um malefício para a saúde.
Benefícios da atividade física
A prática correta e regular de exercícios físicos gera uma série de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade e fortalecimento dos ossos . No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Na saúde física, pode observar a perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol – “colesterol bom”. Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas.
Já no campo da saúde mental, a prática de atividade física ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.Hoje, também já é amplamente estudado o papel da atividade física na prevenção de doenças como o Alzheimer.
A atividade física também pode influenciar de maneira positiva no convívio social da pessoa
, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.
Deixe um comentário →