A disfunção da ATM ou articulação temporomandibular atinge em torno de 25% da população. Suas causas ainda não são bem elucidadas, mas sabemos que trata-se de doença músculo-esquelética em que há mal posicionamento do disco da articulação.
O Stress da vida moderna aumenta a tensão na musculatura da região facial e cervical, aumentando o “travamento” articular na região mandibular e dor local. Não é incomum o paciente buscar o médico por dor cervical e descobrir que parte desta, deve-se a um problema de disfunção da ATM.
Esta alteração é complexa e envolve problemas biomecânicos que precisam ser analisados de forma individual e cuidadosamente para que o tratamento seja eficaz.
Não tratar o problema da disfunção da ATM pode provocar desgaste da articulação com consequências irreversíveis, dor mantida assim como, perda funcional (dificuldade para abrir a boca para comer, dor para sorrir, etc).
O diagnóstico precoce é fundamental.
O tratamento deve envolver um ortodontista (o bucomaxilo, por vezes, pode ser importante) e profissionais como o fisiatra e fisioterapeuta para tratar a dor e melhorar a biomecânica da ATM que quase sempre, envolve intervir na postura global. Algumas técnicas como acupuntura e aplicação de botox são utilizados dependendo da gravidade da dor.