Fevereiro Roxo: Mês de Conscientização da Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus
O mês de fevereiro veste a camisa da conscientização e prevenção para lúpus, fibromialgia e Alzheimer. Todas essas doenças devem ser identificadas nos estágios iniciais para que seus sintomas sejam controlados ou retardados. Infelizmente não existe uma cura para nenhuma dessas condições, mas o diagnóstico precoce, permite que os pacientes tenham uma maior qualidade de vida.
A fibromialgia é caracterizada por um quadro de dor crônica e generalizada, com dor nas articulações, na musculatura, nos tendões e em outros tecidos. Muitas vezes está associada à fadiga, alterações de sono e de humor.
Os sintomas da lúpus são diversos e se manifestam de formas diferentes de acordo com o órgão afetado. Os mais comuns são manchas avermelhadas na face, orelhas, decote e braços, dores fortes nas articulações, inflamações nas membranas que envolvem órgãos, problemas nos rins, cansaço e emagrecimento.
Embora o esquecimento seja o principal sintoma do Alzheimer, ou talvez o mais conhecido, ele é apenas um dos fatores. Antes dele, podem aparecer alterações comportamentais, impacto significativo das funções diárias e distúrbios do sono.
Deixe um comentário →