I Simpósio de Coluna Hospital Albert Einstein
O I Simpósio de Coluna Hospital Albert Einstein que foi realizado nos dias 05 e 06 de agosto e contou com a participação de diversos profissionais da saúde envolvidos com o tratamento de dor lombar.
Fisiatras, ortopedista, neurocirurgiões, radiologistas, fisioterapeutas, hidroterapeutas, enfermeiros de todo o Brasil, assim como, convidados internacionais discutiram de forma incessante quais as melhores formas de diagnosticar, tratar e prevenir a dor lombar tão prevalente e incidente na população.
A individualização do tratamento (divisão em subgrupos baseada no modelo físico e biopisicosocial) com foco em medicina baseada em evidência para reabilitação foram muito discutidos.
A mensagem foi da importância de entender que o diagnóstico deve ser clínico e não apenas radiológico (olhar uma ressonância e ver uma hérnia) ter especial atenção aos casos em que há comprometimento neurológico como a síndrome da cauda equina e que demandam pronta intervenção para que o paciente não tenha sequelas, e ainda, que o bom tratamento deve envolver uma equipe multidisciplinar e ter em mente a melhora da função do paciente .
Deixe um comentário →