A internação para reabilitação está indicada quando um paciente apresenta sequelas de doenças neurológicas como AVC, lesão medular, pós operatório ortopédico ou para correção de deformidades, etc.
A idéia é após a estabilização da doença que gerou uma sequela em sua fase aguda, dar ao paciente condição para lidar com novas situações de forma mais integrada e consciente.
Situações como a lesão medular podem alterar a bexiga,intestino,a função sexual,alterações na sudorese e na pressão arterial.Alterações sensitivas que trazem mais risco para lesões de pele também podem ocorrer.
O paciente precisará fazer reabilitação de todos estes aspectos.Será necessário em alguns casos, de prescrição de órteses, cadeira de rodas adequada (quando for o caso), almofada apropriadas. A realização de bloqueios para espasticidade com fenol ou toxina botulínica também poderão ser realizados.
A adequação de medicamentos para a dor ,para manejo da bexiga e intestino deverão ser prescritos.
Cada doença tem suas particularidades e exige cuidados específicos neste sentido. Na internação, o médico com toda a equipe de reabilitação, poderá preparar o paciente para sua maior independência e orientar a família para o retorno a sua vida de forma mais integrada.
Questões como o retorno ao trabalho, modificações no ambiente de trabalho (quando necessárias) de forma temporária ou definitiva poderão ser tomadas.
A internação para reabilitação é um processo transitório e que mostra-se muito útil .