Reabilitação após o AVC
O fisiatra coordena todo o trabalho de reabilitação após o AVC (acidente vascular cerebral), sabendo o momento certo de realizar cada intervenção necessária. O termo AVC (acidente vascular cerebral) é mais conhecido popularmente por seu longo tempo de uso, mas foi substituído por AVE (acidente vascular encefálico), pois pode envolver não apenas o cérebro (hemisférios cerebrais), mas também o tronco cerebral e o cerebelo. A reabilitação após o AVC é fundamental para o paciente, pois o ajuda a se recuperar, da melhor maneira possível. A reabilitação do AVC ajuda o paciente na recuperação das capacidades perdidas e tornar-se novamente independente.
A promoção do limite possível de independência funcional nas áreas de desempenho do paciente deve ter em conta suas capacidades, motivações e necessidades.
A reabilitação deve ser introduzida precocemente, ainda na fase aguda intra-hospitalar. A recuperação se dá em parte de forma espontânea e em parte pela estimulação adequada (terapias de reabilitação). Envolve a chamada neuroplasticidade, que é a propriedade do sistema nervoso de modificar sua organização em resposta a estímulos do ambiente.
O fisiatra avalia a necessidade do uso de órteses (auxiliares para posicionar o membro inferior ou superior), da aplicação de toxina botulínica (Botox) e do uso de medicações.
O médico também assinala o melhor momento para a introdução de tecnologia assistiva, robótica e tecnologias mais avançadas capazes de auxiliar no processo de reabilitação. Existem ainda outros tratamentos, como o uso da estimulação transcraniana, que podem ser úteis em determinados momentos do tratamento, assim como atividades lúdicas como o Wii.
É importante ressaltar que o tratamento de reabilitação após o AVC de cada paciente é individualizado, pois cada um tem uma lesão cerebral diferente, com sequelas e reações particulares e específicas.
Os principais objetivos da reabilitação do AVC, do paciente, são prevenir complicações, recuperar ao máximo as funções comprometidas, de modo a reintegrar o paciente à sociedade melhorando a sua qualidade de vida.
Deixe um comentário →
Olá, boa tarde.
Responder →Me chamo Ananda e faço parte da área comercial da faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Entro em contato pois estamos com o lançamento de um curso de Pós-graduação no tratamento da dor e gostaria de verificar a possibilidade de parceria educacional para que os associados da FISIATRIABRASIL tenham desconto em nosso curso.
Fico no aguardo de um retorno e obrigada.