Fisiatria Brasil

Artigos

The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, Setembro 2014
A perda óssea é um achado constante em pacientes com lesão medular (LM). Procuramos avaliar potenciais fatores modificáveis que poderiam levar à perda óssea em paraplegia motora completa examinando alterações  hormonais e  eixo gonadal assim como, status de vitamina D e marcadores ósseos.
Journal of Osteoporosis, Volume 2012
A osteoporose (OP) em pacientes com lesão medular (LM) é um processo secundário no qual inúmeros fatores estão envolvidos. Diagnosticar a OP e o limiar para fraturas nessa população, com base na densidade mineral óssea (DMO) medida por absorciometria de raios X de dupla energia (DXA), ainda é um desafio. O objetivo deste estudo foi avaliar a perda mineral óssea por DXA, sua relação com a composição corporal e a incidência de fraturas em pacientes paraplégicos completos, em comparação com controles da mesma idade; incluímos um local ósseo não padronizado, o fêmur distal, e descrevemos os aspectos técnicos e práticos deste procedimento.
JMIR Res Protoc, 2019
Este estudo teve como objetivo avaliar  os efeitos agudos e crônicos dos exercícios de resistência com BFR na saúde vascular em idosos com baixa velocidade de marcha e  se o treinamento de resistência de baixa carga com BFR proporciona ganhos de força e velocidade de marcha semelhantes aos obtidos pelo treinamento de resistência convencional sem BFR.
Journal of Cardiovascular Development and Disease, 2022
Exercício resistido de baixa intensidade com restrição moderada do fluxo sanguíneo (LIRE-BFR) é uma nova modalidade de exercício em alta no mundo todo. O objetivo deste estudo foi comparar o efeito agudo de uma única sessão de exercício resistido tradicional (TRE) e LIRE-BFR na rigidez arterial em idosos com marcha lenta.
Phys Med Rehabil Int, 2023
O envelhecimento está associado à perda de massa e força muscular. O Exercício Resistido de Baixa Intensidade com Restrição Moderada do Fluxo Sanguíneo (LIRE-BFR) melhora esses resultados, mas o efeito a longo prazo na rigidez arterial e na segurança em idosos com baixa velocidade de marcha é desconhecido.
Int Clin Med, 2019
Exercícios de restrição do fluxo sanguíneo (RFS) têm sido utilizados para induzir adaptações aeróbicas e do músculo esquelético semelhantes às induzidas por treinamento de alta intensidade, porém com menor tempo e intensidade. A menor demanda de tempo e intensidade do exercício parecem vantajosas, especialmente para idosos, mas pode haver riscos associados a um potencial comprometimento da função vascular após treinamentos de RFS. Portanto, o objetivo desta revisão sistemática foi avaliar os efeitos do exercício aeróbico e de resistência com RFS na função vascular em idosos.
Journal of Human Kinetics, 2025
A faixa elástica (EB) pode ser uma alternativa para restringir o fluxo sanguíneo em comparação com os manguitos Kaatsu e clínicos (KA e CC, respectivamente). No entanto, o impacto do EB, do KA e do CC no fluxo sanguíneo durante o exercício permanece incerto. Este estudo examinou o fluxo sanguíneo (FS), o diâmetro da artéria braquial (DA) e a velocidade do fluxo sanguíneo (VFS) durante exercícios de flexão do cotovelo usando o KA, o CC e o EB.
Acta Fisiatrica, 2011
Poucos estudos existem na literatura sobre a reabilitação de pacientes portadores da doença de Charcot-Marie-Tooth. A idade precoce de acometimento, a alta expectativa de vida e o importante impacto que as alterações biomecânicas provocam na qualidade de vida desta população.As terapias empregadas  para o tratamento parecem ter pouca eficácia  e a cirurgia corretiva de membros inferiores está entre as mesmas.. Apesar de ainda não haver um consenso da técnica a ser realizada e nem ao menos comprovação científica significativa dos seus reais benefícios, o procedimento ortopédico visa melhorar um dos principais fatores limitantes da qualidade de vida desse tipo de paciente, isto é, a efetividade da marcha.
Este é um estudo preliminar de um trabalho cujo objetivo principal é analisar o impacto das intervenções cirúrgicas corretivas de membros inferiores na qualidade de vida dos portadores da doença de CMT. 

O acidente vascular encefálico (AVE) pode gerar seqüelas motoras acarretando dificuldades em vários aspectos funcionais da vida diária do indivíduo. O terapeuta ocupacional pode intervir com essa população, com o objetivo de diminuir as limitações adquiridas. Uma das modalidades de tratamento é o atendimento em grupo, em função da riqueza das trocas existentes no mesmo. Este estudo visou analisar os resultados do procedimento do grupo de Atividades de Vida Diária (AVDs) composto por pacientes com seqüelas de AVE isquêmico. 

Acta fisiátrica, 2003
O teste de caminhada de seis minutos (TC6min) e o teste de marcha estacionária de dois minutos (TME2min) são testes submáximos amplamente utilizados na avaliação da capacidade funcional da população idosa.O objetivo deste estudo foi investigar se o programa de reabilitação cardíaca (RC) era capaz de promover melhora nesses testes e se houve associação entre eles ;além de comparar o estresse hemodinâmico causado por cada um dos testes nessa população. O estudo concluiu que houve associação entre eles e que ambos são efetivos para avaliação de programa de reabilitação cardíaca.  
Concussão no futebol

Med Reab, 2006

A concussão é a forma mais freqüente de TCE e é definida como qualquer disfunção cerebral de etiologia traumática, com ou sem perda de consciência.Apresenta algumas sintomas como: perda de consciência por um curto período,sensação de cabeça vazia, vertigem, alteração cognitiva ou de memória, tinnitus, alterações visuais, dificuldade de concentração, amnésia, cefaléia, náuseas, vômitos, fotofobia, e alterações de equilíbrio. Sintomas crônicos podem incluir: alterações de sono, fadiga, alterações de personalidade, incapacidade de realizar suas atividades diárias, depressão. No futebol muitas vezes os jogadores apresentam este quadro sem saber que estão diante de uma concussão cerebral e retornam ao jogo correndo riscos devido à lesão. O objetivo do trabalho foi avaliar a prevalência de concussão cerebral nos atletas jogadores de futebol profissional e fazer uma breve revisão sobre o assunto. 

Precisa de ajuda?