Acupuntura é uma terapia que estimula o próprio organismo a melhorar seu funcionamento e o leva ao equilíbrio (homeostase) através de aplicação de agulhas nos meridianos – pontos específicos no corpo. Ela é uma das mais tradicionais ferramentas para promoção da saúde, praticada há milhares de anos na China.A acupuntura não trata somente a dor mas, ao melhorar o equilíbrio do corpo,aumenta a qualidade de vida.
Na Medicina Oriental, a doença é um reflexo do desequilíbrio do organismo e a acupuntura tem como objetivo restabelecer esta harmonia através de estímulos nos meridianos – canais de energia. Já na Medicina Ocidental, se entende que estímulos praticados pelas agulhas são capazes de liberar substâncias analgésicas e neurotransmissores que aumentam a sensação de bem estar e promovem o equilíbrio por todo o corpo.
Acupuntura dói?
Quando o terapeuta insere a agulha na pele, o paciente pode ter uma leve “sensação de picada” ou “sensação de choque”, mas nada que gere desconforto ou impeça a prática da técnica.
Para que serve a acupuntura?
Ela busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de liberação de substâncias específicas para a normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.
A acupuntura apresenta benefícios em diversas áreas.Ela auxilia na melhora de problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos , neurológicos e ginecológicos entre outros.
Dentre as doenças em que o tratamento se dá através da acupuntura que apresentam ótimos resultados podemos destacar: melhora de tônus no AVC, dores nas costas, dores musculares, fibromialgia, artrose, enxaqueca, cólicas, artrite, tendinite, entre outros.
Benefícios do tratamento
Dentre as maiores vantagens da acupuntura podemos destacar a rapidez dos resultados (paciente sai da consulta com menos dor ou sem dor), ausência de efeitos colaterais quando comparado a medicamentos, diminuição do uso de medicamentos tanto para casos agudos quanto para aqueles de uso contínuo.Ela é segura inclusive porque hoje, as agulhas utilizadas são descartáveis.