A fisiatria também avalia o indivíduo para que pratique uma atividade física segura, ajudando-o a atingir seus objetivos, como por exemplo, preparação para prática de atividade específica ou busca de performance para determinada prova.
A ideia é evitar lesões e perda de função e proporcionar melhor qualidade de vida.
Um indivíduo quando vai iniciar a prática de atividade física preocupa-se em procurar o cardiologista e entender se o coração está em condições para tal. Esquece muitas vezes que o coração pode estar excelente, mas que as articulações e músculos podem não estar prontos para começar determinada prática.
O fisiatra vai fazer uma avaliação detalhada das condições músculo-esqueléticas, entender se a atividade física escolhida está adequada para este indivíduo, neste momento.
Hoje, muitas pessoas buscam a corrida como atividade física, e não raro, quando intensificam um pouco esta prática, começam a apresentar dor lombar, nos joelhos, na planta do pé, etc.
Será que o correto é não mais praticar corrida?
Nem sempre isto é verdade. É preciso preparar antes músculos e articulações, assim como preparamos o coração.
Não há regra e por isto, é fundamental esta avaliação com um profissional como fisiatra, que tenha em mente todos estes aspectos. Saber sobre biomecânica do esporte, qual calçado mais adequado para prática da atividade física, quais as lesões mais comuns em cada atividade física/esporte e tantos outros aspectos.
A melhor forma de tratar um problema é evitar que ele aconteça.
Faça atividade física segura, comece sempre após esta avaliação médica.